Publicações 

Disponibilizamos aqui as publicações realizadas por integrantes do GESINT-UFF. Clique no link desejado para acessar os trabalhos:

Artigos

2025

“A percepção de estudantes de PLE sobre a marcação do Parâmetro do sujeito nulo: um estudo de caso no PEC-G (UFF)”, por Elaine Melo e Natália Nolasco: https://www.periodicos.uff.br/sededeler/article/view/64636

Uma proposta de ensino do aspecto perfect associado ao tempo passado a brasileiros aprendizes de inglês como língua adicional, por Matheus Alves, Fernanda Machado e Juliana Nespoli:
https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/64439/48019

“Palitárvore da Predicação e Varal da Predicação: Propostas para o desenvolvimento da consciência sintática na educação básica”, por Juliana Nespoli, Marina Florim e Elaine Melo:
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6273

 “‘Palitárvore da Predicação’ and ‘Varal da Predicação’: proposals for the development of syntactic awareness in elementary education”, por Juliana Nespoli, Marina Florim e Elaine Melo: 
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6525

2024

“A linguística na sala de aula da EJA: caminhos para desmistificar o “Eu não sei português”” In: Os estudos de linguagem aplicados à Educação de Jovens e Adultos: teoria e prática na sala de aula, por Elaine Melo:
https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/ebook/lancamento-e-book/os-estudos-de-linguagem-aplicados-a-educacao-de-jovens-e-adultos-teoria-e-pratica-na-sala-de-aula

“As contribuições da Teoria Gerativa para a EJA” (In: Os estudos de linguagem aplicados à Educação de Jovens e Adultos: teoria e prática na sala de aula), por Juliana Nespoli e Elaine Melo:
https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/ebook/lancamento-e-book/os-estudos-de-linguagem-aplicados-a-educacao-de-jovens-e-adultos-teoria-e-pratica-na-sala-de-aula

“Ensino de gramática e Metodologias Ativas na EJA” (In: Os estudos de linguagem aplicados à Educação de Jovens e Adultos: teoria e prática na sala de aula), por Érika Ilogti, Elaine Melo, Juliana Nespoli e Dennis Castanheira:
https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/ebook/lancamento-e-book/os-estudos-de-linguagem-aplicados-a-educacao-de-jovens-e-adultos-teoria-e-pratica-na-sala-de-aula

Sociolinguística e ensino de gramática na EJA (In: Os estudos de linguagem aplicados à Educação de Jovens e Adultos: teoria e prática na sala de aula), por Dennis Castanheira e Juliana Nespoli:
https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/ebook/lancamento-e-book/os-estudos-de-linguagem-aplicados-a-educacao-de-jovens-e-adultos-teoria-e-pratica-na-sala-de-aula

Os desafios no ensino de gramática: uma proposta para o tratamento do sujeito oracional, por Lúcio Lima e Juliana Nespoli:
https://periodicos.uff.br/docines/article/view/66068

“The realization of the perfect aspect associated with the present tense in New Zealand English”, por Fernanda Machado, Thais Lopes e Juliana Nespoli:
https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/65356

“Propriedades da ordenação de sintagmas adverbiais imperfectivos empilhados no inglês britânico: habitualidade, continuatividade e prospecção”, por Matheus Alves, Juliana Nespoli e Adriana Martins:
https://revistadogel.emnuvens.com.br/rg/article/view/3507

“A transitividade verbal e o ensino de gramática”, por Rodrigo Lima e Juliana Nespoli:
http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/3241

“As construções ergativas: uma análise das propriedades morfossintáticas do PB”, por Millena Santos, Wellington Costa e Juliana Nespoli:
http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/3240

“O fenômeno da crase no ensino de Língua Portuguesa: uma análise morfossintática”, por Marcella Moreira, Vitor Martins e Juliana Nespoli:
http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/3239

“O Tópico-marcado nas redações escolares do Ensino Fundamental II: caminhos para evidenciar o Grau de Letramento”, por Elaine Melo e Simone Oliveira:
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/79978

2023

“A aquisição do sujeito por falantes brasileiros aprendendo inglês como L2”, por Rebeca Silva e Juliana Nespoli:
http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/3016

“Aquisição de perfect no inglês em contexto de imersão por falantes do espanhol de Porto Rico”, por Érica Rebouças, Adriana Martins e Juliana Nespoli:
https://smtpgw.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30482

“As estratégias de indeterminação do sujeito no ensino de gramática”, por Lucas Souza, Beatriz Ferreira e Juliana Nespoli:
https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2301

“A influência das línguas bantu na marcação da concordância nominal de número no português L2 de Moçambique: uma recente ex-colônia de Portugal.” Por: Renata do Carmo Oliveira e Elaine Alves Santos Melo:
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/526808-a-influencia-das-linguas-bantu-na-marcacao-de-concordancia-nominal-de-numero-no-portugues-l2-de-mocambique—uma-

“O tópico-sujeito na Bahia e em Pernambuco: a construção da ecologia linguística.” Por: Elaine Alves Santos Melo e Jonã dos Santos Rosa
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527396-o-topico-sujeito-na-bahia-e-em-pernambuco–construcao-da-ecologia-linguistica

2022

“A categoria sujeito na educação básica: uma análise das dificuldades de escrita”, por Nayana Leite e Juliana Nespoli:
http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2633

“A realização verbal do perfect por bilíngues espanhol-inglês de Porto Rico”, por Érica Rebouças, Adriana Martins e Juliana Nespoli:
http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2658

“Realizações verbais do aspecto perfect por falantes da República Dominicana”, por Érica Rebouças, Adriana Martins e Juliana Nespoli:
https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/51302

2021

Teoria linguística e Ensino de língua materna na Educação Básica, por Isabella Lopes Pederneira, Elaine Alves Santos Melo e Murilo Mariano Villaça:
https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/49456

O Tópico-sujeito existencial: sobre as consequências da mudança da ordem do sujeito no Português Brasileiro, por Elaine Alves Santos Melo e Giovanna Pereira Abranches:
https://revistas.ufrj.br/index.php/lh/article/view/44647

“A aquisição de aspecto gramatical no Inglês como L2: uma investigação do morfema -ed”, por Jéssica Tuller, Lívia Ferreira e Juliana Nespoli:
http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2415

“A aquisição do aspecto perfect no inglês com L2 por falantes brasileiros”, por Juliana Nespoli e Samuel Rocha:
http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/3586

“As propriedades aspectuais da perífrase progressiva no inglês”, por Matheus Borges e Juliana Nespoli:
http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/2921

“As distinções aspectuais entre o presente simples e a perífrase progressiva no português do Brasil”, por Matheus Gomes e Juliana Nespoli:
https://www.linguisticario.letras.ufrj.br/uploads/7/0/5/2/7052840/v7n1012.pdf

“Teorias linguísticas e ensino de língua estrangeira: perspectivas para o ensino do aspecto perfect a aprendizes brasileiros de língua inglesa”, por Matheus Alves, Fernanda Machado e Juliana Nespoli:
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/39904

“Um estudo comparativo entre o aspecto perfect no português e no espanhol”, por Juliana Nespoli:
http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2414

“Uma análise da transferência de propriedades aspectuais do perfect na aprendizagem de inglês como segunda língua”, por Arthur Fernandes e Juliana Nespoli:
http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2430

Monografias

2023

“A ambiguidade sintática: o (não) tratamento na educação básica e os desdobramentos na leitura/ escrita”, por Jessika da Costa Melanda Abreu:
https://drive.google.com/drive/folders/12AP5WBcjYimYYlIowQbil4zqEOJnCXpS?usp=sharing

“Vamos continuar vivendo nossas vidas, no qual Deus está abençoando perfeitamente: uma análise formal das orações relativas encabeçadas por [EM + O/A(S) QUAL(IS)] no português brasileiro”, por Pedro Henrique da Rocha Aguiar:
https://drive.google.com/drive/folders/12AP5WBcjYimYYlIowQbil4zqEOJnCXpS?usp=sharing

2022

“A influência das Línguas Bantu na marcação de concordância nominal de número no português L2 de Moçambique – uma recente ex-colônia de Portugal”, por Renata do Carmo Oliveira:
https://drive.google.com/drive/folders/12AP5WBcjYimYYlIowQbil4zqEOJnCXpS?usp=sharing

“A apócope do /R/ em verbos no infinitivo a partir da ecologia linguística: contato linguístico, deriva secular ou confluência de fatores?”, por Ricardo Ibraim Matos Domingos:
https://drive.google.com/drive/folders/12AP5WBcjYimYYlIowQbil4zqEOJnCXpS?usp=sharing

“As construções de Tópico-marcado em narrativas do Ensino Fundamental II escritas por estudantes de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro: um olhar para as marcas do PB na escrita e o grau de letramento dos estudantes.”, por Simone Barbosa de Oliveira: 
https://drive.google.com/drive/folders/12AP5WBcjYimYYlIowQbil4zqEOJnCXpS?usp=sharing

“A tradução das orações com prótase e apódase do grego koiné para o português moderno”, por Mateus Gomes Rangel:
https://drive.google.com/drive/folders/12AP5WBcjYimYYlIowQbil4zqEOJnCXpS?usp=sharing

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